Então, vamos falar de Natal

Dezembro chegou há 25 dias, mas desde novembro já se percebe o clima de Natal na decoração de alguns estabelecimentos. Hoje se celebra o dia do nascimento de Jesus Cristo, é feriado e é uma data muito aguardada pelos lojistas, que tem seu maior período de vendas em dezembro motivado por estes festejos.

No final do mês passado eu estive por uma semana em Gramado (RS) e lá as decorações tomavam conta da cidade.Todas as ruas e avenidas estavam repletas de artigos de Natal. Durante a tarde é possível até ver a passagem de um carro em que o Papai Noel fica no banco de trás acenando para as pessoas que estão na rua. É uma viagem que eu recomendo neste período de fim de ano.

O que eu gosto no Natal é exclusivamente a reunião da família. Tenho família grande e esta data é um daqueles momentos em que todos se reencontram e confraternizam juntos. Não me lembro de, quando mais novo, criar expectativa com a chegada do Papai Noel. Acho que nunca foi algo em que eu acreditava muito, mas me lembro de criar expectativa para receber presentes. Isso sim! Na verdade, qual a criança que não fica imaginando a quantidade de presentes que vai ganhar neste dia?!

Bom, fora isso, eu particularmente não gosto da data. Acho insuportável ver em meados de novembro tudo se voltar para a chegada do Natal. Esse clima que se instala de generosidade, de fraternidade, de compaixão etc. não me convence. Acho tudo muito superficial, eu não consigo ver verdade em nada.

O ano tem 365 dias e o Natal é celebrado entre 24 e 25 de dezembro. Ou seja, o mundo inteiro tem mais 363 para praticar o bem, para ser justo, honesto, humilde e não é! Aí quando chegam esses dois dias todos resolvem ser bonzinhos e colocar em prática tudo aquilo de melhor e mais nobre em sentimento que possuem.

Se o clima de tanta bondade durasse de janeiro a dezembro, eu enxergaria o Natal de outra forma. Mas não consigo achar interessante isso de disseminar tudo aquilo que não presta durante o ano e reservar dois dias para fazer o bem.

O vídeo que segue tem John Lennon interpretando “Happy Xmas (War is Over)”. Eu espero que vocês se indignem com as imagens e internalizem a mensagem que a letra traz para que nós possamos fazer com que o 2012 seja um bom ano durante os 365 dias e não somente no Natal.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

''Tempo rei''

A tal da dona privacidade

Comida de verdade e comida de latinha