Comida de verdade e comida de latinha

Uma das maiores dificuldades que eu tive no processo de adaptação à vida canadense foi conseguir me acostumar com a comida daqui. O café da manhã não era problema porque eu basicamente tomava um leite com cereal, torradas e suco ou iogurte. O jantar era a melhor refeição que eu fazia durante o dia. A minha ''mãe'' é uma excelente cozinheira e todos os dias preparava pratos maravilhosos. As massas e as saladas que ela preparava eram coisas de outro mundo! E eu nem precisava repetir porque ela sempre me servia pratos enormes. O que geralmente acontecia era eu ficar satisfeito, mas ainda assim comer tudo que ainda estava no prato para não desperdiçar e fazer desfeita. 

O grande problema era com o almoço. Durante o período de estudo eu tinha que almoçar na rua, já que a primeira aula acabava às 12h e a segunda começava às 13h. Passei um bom tempo entre pizza e sanduíche. Parei porque aquilo não estava me fazendo bem e também porque eu aqui sempre tive medo de ficar doente, apesar de ter plano de saúde. Se eu continuasse comendo besteira todos os dias, essa história definitivamente não ia acabar bem. Pra falar a verdade as coisas já não estavam muito boas. Digamos que o meu intestino passou muito tempo ''de mau'' comigo. Isso me preocupava muito porque era um sinal que o meu corpo estava dando de que as coisas não estavam indo bem.

Alga desidratada.
Prestes a completar o primeiro mês na casa de família canadense, eu pedi à dona da casa para incluir o almoço nas minhas refeições. Tive que pagar uma quantia extra (cerca de C$ 30) porque a hospedagem na casa dela incluía apenas café da manhã e jantar. Não era nada muito rigoroso porque eu tinha acesso livre à geladeira da casa. E como éramos só nós dois, ela fazia a gentileza de comprar muitos lanches para que eu pudesse comer ao longo da tarde caso sentisse fome. 

Antes de vir para Toronto li em muitos lugares e ouvi de muita gente que canadense não almoça. Pelo menos não fazendo grandes refeições como a gente faz no Brasil. Não chega a ser assim com todo mundo por aqui, mas a verdade é que os canadenses normalmente se contentam com um suco ou então uma salada bem simples. O almoço deles é como se fosse o nosso lanche. Não é comum ao meio dia as pessoas comerem arroz, feijão, macarrão, carnes e frango como a gente normalmente faz. Quando o almoço que ela deixava pra mim era a sobra do jantar, estava ótimo. Mas quando não era, eu geralmente tinha que me contentar com uma saladinha ou uma sopa. 

Sou viciado nesse biscoito.
Quando eu me mudei e passei a morar sozinho minha alimentação ficou péssima. Muito porque eu não sei cozinhar e não tenho talento nenhum para isso. Tive que recorrer a minha mãe, meus amigos e o Google para aprender a preparar arroz, macarrão, carnes e até cozinhar uma batata doce ou um aipim. No início era tudo terrível, uma verdadeira gororoba. Hoje eu continuo fazendo feio na cozinha, mas já não estou mais tão ruim quanto antes. Acho que o meu grande problema é a preguiça de fazer comida. Acabo fazendo de qualquer jeito quando não compro algum prato congelado no mercado, coloco no microondas e forro o estômago. Isso me deixa até com a consciência pesada porque sempre gostei de manter uma alimentação saudável de segunda a sexta-feira.

Falando em comida congelada de supermercado, é impressionante o verdadeiro vício que as pessoas daqui tem em comida industrializada, artificial. Eu sinto muita falta de uma comida mais natural, mais leve, com um tempero de verdade. Você pode encontrar de tudo pronto aqui. Lembro que uma vez na escola, durante o intervalo, uma colega coreana sacou da mochila um pacote que parecia ser de biscoito. Quando ela abriu a embalagem, era nada mais nada menos que maçã em pedaços. Pedaços estes banhados em um líquido que mais parecia água suja. Devia ser algum tipo de conserva.

Como em julho eu chego em Salvador num domingo, a semana por lá já vai começar com uma operação de guerra de desintoxicação. Mas sei que não vai ser fácil acostumar novamente com o que é bom de verdade o organismo que já está tão habituado com a comida ''de latinha'' daqui.

Feijoada brasileira! Um dos raros momentos de ''comida de verdade'' por aqui.
Imagens: http://instagram.com/arturqzz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

''Tempo rei''

A tal da dona privacidade