Quando a razão vence a hipocrisia


Desde que o Supremo Tribunal Federal liberou o aborto de fetos anencéfalos este assunto se transformou na principal pauta de discussões que correu todo o país. Nos debates que aconteceram nas redes sociais dava pra perceber que a maioria das pessoas era a favor da interrupção da gravidez neste caso. Ao mesmo tempo, durante o voto dos ministros, grupos promoveram uma série de protestos contra.

Em São Paulo, uma mulher de trinta anos e grávida de quatro meses, deu uma entrevista ao site da revistaVeja indignada com o fato de não poder realizar o aborto porque a decisão do STF ainda não havia sido divulgada no Diário Oficial da União.

Na semana em que os ministros estavam para fazer a votação, o Jornal Nacional exibiu uma reportagem com uma estudante de 19 anos que também foi impedida de realizar o procedimento. Só que ela chegou a ter a criança, que morreu logo após o parto, e agora sofria com as complicações que adquiriu.

Uma mãe ter de esperar nove meses para ter seu filho, sabendo de sua má formação, e ele morrer com poucas horas ou minutos de vida pode gerar um grande dano psicológico e até físico a ela. Este tipo de dano também gera risco à saúde dessa mãe. Diante disso, porque essa decisão não foi tomada antes? Por que tem tanta gente achando a legalização um absurdo? 

A decisão final sobre a interrupção de uma gravidez quando o feto é diagnosticado com anencefalia fica por conta da própria mãe. Ou seja, o aborto não será obrigatório, nenhum médico vai impor que aquela vida seja interrompida.

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) desde o início de tudo isso vem se mostrando contra o aborto neste tipo de situação e, por sinal, a maioria das pessoas que não aprovou a determinação do Supremo usa argumentos baseados em ensinamentos da bíblia para justificar sua posição.

Este pensamento "religioso" era um dos fatores que mais dava força para que o assunto nem sequer fosse comentado, mas já que vivemos em um país oficialmente laico, que bom que conseguimos, ao menos desta vez, agir com a razão e não com a hipocrisia. 


A vida agradece!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

''Tempo rei''

A tal da dona privacidade

Comida de verdade e comida de latinha